quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Um pouco de cultura - Introdução

Bom dia gente... são exatemente 00:00 horas aqui no note. deitado na cama super confortável e meu uma vontade louca de ajudar meus amigos a melhorar sua cultura. Mas sobre o que escrever para gente tão inteligente? Bom, porque não sobre posturas filosóficas q abordam a tão importante fé? Uau, mas isso é tão, tão, tão delicado. É um tema muito cabeludo. Não pra mim. Bom, vamos fazer uma série de estudos sobre fé. Parece meio estranho mas vamos ver várias coisas sobre ela, e hoje vamos ver algumas definições que usaremos durante os estudos. Preparados? Vamos lá:

Bem, a área que estuda a fé é teologia. Alguns dizem que é uma ciência, outros não dão tanto crédito pra pobrezinha. Mas o importante é saber que q teologia é uma forma de filosofia religiosa que reuniu muitos grandes pensadores ao longos dos séculos para discutir a tão famigerada fé. Lutero, Agostinho, Tomás de Aquino, os Papas, são alguns dos que imprimiram sua marca na história através da teologia. Mas hoje falemos sobre as definições.

Pois bem, muitas correntes teologicas foram criadas para definir todos que tem fé. Pois como tudo na humanidade, existem várias opniões sobre ela. Dentro desse universo está desde os que não tem nenhuma fé até aqueles que creem sem nem pestanejar. O Brasil é meio atrasado nessas discussões, noosa formação católica muito tradicionalista inibe as pessoas em discutir, e debater sobre esse assuntos meio no meio acadêmico, aonde aida são tratados como um grande tabu. Mas falemos dessas teorias. Vamos falar em ordem crescente, de maior fé para menor fé:
  • Teísmo (do gregoThéos, "Deus") é uma crença na existência de deuses, seja um ou mais de um, no caso de mais de um, pode existir um supremo. Teísmo não é religião, pois não se trata de um sistema de costumes, rituais e não possui sacerdotes ou uma instituição. Teísmo é apenas o nome para classificar a opinião segundo a qual existe ou existem deuses. É aqui se encontram a maioria das religiões mundiais. Mas uma curiosidade, enquanto as ocidentais se valem mais do monoteísmo, as orientais tem uma orientação mais politeísta. Podemos subdividi-lo em:
    • Monoteísmo: a crença em um só Deus.
    • Politeísmo: a crença em mais de um Deus.
    • Henoteísmo: crença em vários deuses, mas com um supremo a todos.
  • Panteísmo é uma crença que identifica o universo (em grego: pan,tudo) com Deus (em grego: theos). Nele diz-se que o Deus é o próprio universo, o ser unificador que une a todos e que ao mesmo criou tudo.
  • O deísmo é uma postura filosófico que admite a existência de um Deus criador, mas questiona a ideia de revelação divina. É uma doutrina que considera a razão como uma via capaz de nos assegurar da existência de Deus, desconsiderando, para tal fim, a prática de alguma religião denominacional. 
  • o agnóstico é aquele que acredita que a questão da existência ou não de um poder superior (Deus) não foi nem nunca será resolvida. É aquele q num fede nem cheira, fica em cima do muro e não afirma nem nega que Deus existe. Prefere nao dar opnião.
  • e por último, mas não menos importante o ateísmo é a posição filosófica de que não existem deuses, ou que rejeita o conceito do teísmo. Em uma concepção mais ampla, o ateísmo é definido como a simples ausência de crença em divindades. É o completo oposto do teísmo.
Essas correntes filosóficas regem os estudos da teologia nos grandes salões universitários. Assim como a filosofia, estudar teologia, é COMO CORRER ATRÁS DO VENTO, você pode correr e correr, mas nunca o alçcarás de verdade.

Depois de 40 minutos nasceu... Ufa, foi difícil. E você. Em qual perfil se enquadra melhor? Deixe um comentário aí em baixo, e se possível, siga-nos. Abraços e boa madrugada.

30 comentários:

  1. Concordo que estudar teologia seja uma forma de correr um pouco atras do vento.. Afinal, por mais que milhares e milhares de discursoes sejam feitos sobre o assunto, vamos rodar, rodar e parar no msm lugar.. Cada um tem sua opiniao, sua crença, mas temos que admitir que Nada de nada disso é totalmente certo. É td mto ambiguo. E nao existe nenhuma forma de ter certeza de nada, em relaçao a isso.
    Desculpem, mas eu acho que os que creem em Deus com tdas as forças e tdas as certezas do mundo.. sao pessoas um tanto quanto irracionais.

    ResponderExcluir
  2. E Parabéns pelo post novamente! ^.^

    ResponderExcluir
  3. Sou um Monoteísta.... Irracional? nunca!! Posso ter um potencial bem melhor que o seu Patrícia (com todo respeito). Cuidado com as palavras... talvez elas sejam irracionai.
    Bom Assunto esse ae meu primo!!

    abraços!!

    Jean

    ResponderExcluir
  4. ebaaaa. começou quente esse post...Patrícia, eu acho q não irracional, a palavra que vc usou foi muito forte... Ter fé nunca é algo é irracional, infelizmente, por isso existem tantos estudos. Tem muita gente que leva isso muito a sério, então devemos dar um crédito a essas pessoas também. E como você mesma disse, nada é absoluto, td é relativo, nada pode ser visto com um tom de irracionalidade. Quando falei que o estudo teológico é como correr atrás do vendo, não é pq ele é sem sentido, é porque você nunca chegará a uma resposta definitiva sobre ele. Assim como quase todas as ciencias. Só teremos as respostas que buscamos, quando fecharmos nossos olhos para o infinito das nossas mentes.

    ResponderExcluir
  5. TEOLOGIA
    [Do gr. theología, ‘ciência dos deuses’.]
    Substantivo feminino.
    1.Estudo das questões referentes ao conhecimento da divindade, de seus atributos e relações com o mundo e com os homens, e à verdade religiosa.
    2.Restr. O estudo racional dos textos sagrados, dos dogmas e das tradições do cristianismo.
    3.Tratado ou compêndio de teologia (1 e 2).
    4.O conjunto de conhecimentos relativos a teologia (1 e 2), ou que têm implicações com ela, ministrados em cursos ou nas respectivas faculdades.
    5.Os teólogos.

    Posso considerar que estudar a TEOLOGIA não tenha sido correr atrás do vento...
    Vou faazer uma pergunta... Em que situação a humanidade estaria se não estivesse buscado respostas com relaçao a existência ou não desse ser deífico?
    Correr atrás do vento seria correr atrás de uma coisa que não faz sentido. O Deus que eu acredito tem a Biblia como um guia(A teologia estuda isso). Tudo bem, ela foi escrita por pessoas como nós há muito tempo atrás. Mas por quê tanta coisa ali faz sentido? coincidência?
    As vezes quando me questionam sobre a existencia de Deus e respondo que acredito... Por quê? FAAAZ SENTIDO. MUITA COISA FAZ SENTIDO!! Vc sabe que faz Luiz... rsrsr


    Abraços !!

    ESQUENTA MAIS AÍ

    ResponderExcluir
  6. eu respondo mano... a humanidade estaria beeeem melhor. com certeza... e man, por mais que os homens se tornem sábios no conhecimento teológico nunca a verdade será revelada pq nao tem verdade e ser revelada. entendeu?

    e mano, tem tantos livros que fazem sentido, mas tantos. e com a biblia sendo editada e sendo reeditada ao longo de séculos é claro que lá estaria algo que faz sentido né? bem, a base de toda a cultural ocidental a filosofia platonica é um compendido de textos que datam de muito antes de cristo.. e pensando bem aquilo faz muito mais sentido. mas, eu nunca vou assumir que o que hoje se diz de platão é verdadeiro, pq eu nao sei quem copiou, quem traduziu e quem retraduziu. eu nunca vou dizer q esses livros são os originais. seria loucura... entao pq os livros da biblia seriam?

    ResponderExcluir
  7. e jeanzinho agora minha vez de te fazer uma pergunta:

    você sabe o que é certo ou o que é errado? e pq vc acha que o errado é errado e o certo é certo?

    ResponderExcluir
  8. jean, nao sei se vc percebeu mas nao estamos discutindo quem tem o pontencial maior ¬¬

    Realmnte, a humanidade está sempre em busca de respostas, e nao se cansam ate econtrar alguma.
    É bem mais 'confortavel acreditar em Deus, e em "sua palavra" rs, é mesmo bem mais cômodo.
    Mas só lembrando, a mente humana é mta poderosa, as vezes ate traiçoeira e beem amplaa..
    Acreditamos no que faz nos sentir melhor. Pra que começar a pensar em algo tao complidoo como o ifinito de nossas mentes, quando temos um livro cheio de palavras de amor, que quando lemos temos a impressao de que tudo faz todo sentido do mundo. É bem mais facil pegar um livro e ler algumas paginas do que passar horas botando a cabeça pra funcionar.. rsrs

    Uma certa pessoa me disse uma vez, sempre que estamos com um problema ou algo do tipo, abrimos a biblia e sempre cai num trecho que ao lermos nos sentimos mt melhor e td parece fazer sentido. Mas sera que isso nao pode nao ter nada haver com as palavras,mas sim com a interpretaçao da sua mente? Sendo assim, absolutamente qualquer parte da biblia q vc abrir vai ser a mesma coisa!! Nao tem nada de coincidencia.. É so a mente trabalhando. E nada mais. ^.^

    ResponderExcluir
  9. tbm to louca pra saber a tua resposta da pergunta do luiz ^.^

    ResponderExcluir
  10. Ok Ok Patrícia... nao estamos discutindo quem tem mais potencial... a questão é que chama de irracionais as pessoas q acreditam em Deus e tals... acho que eu faço parte desse clube, por isso me manifestei, pois não sou irracional.
    A resposta que eu queria ouvir de vc Luiz é a seguinte: A principio, todos acreditava que deus tinha criado o mundo e tals... essas coisas assim. No entanto a humanidade procurou outras respostas... aí ela começou a questionar a existencia ou não de Deus. A ciência então era o sua "melhor" companheira no debate e se estende até hoje. Será que a humanidade seria o que é hoje se essas questões nao fossem discutidas?Será que vc acreditaria na Evoluçao humana?Será que os cientistas buscaria outras respostas p nossa existencia? Se hoje nós temos esses conhecimentos cientificos, grande parte ou tudo se deve ao questinamento sobre a existencia ou nao de Deus. A questão aqui discutida é "Estudar a existencia de um ser deítico foi correr atrás do vento?"...
    Com relaçao a sua resposta meu primo... eu honestamente acho que a humanidade não estaria bem melhor. Se nao fosse isso talvez nós nem estariamos discutindo esse tipo de assunto aqui.
    O que vc fala eu acredito também... afinal, FAAZ SENTIDOO.

    Quanto a sua pergunta... O Certo é o que eu acho certo. O Errado é o que eu acho errado. Cada um tem a sua Filosofia formada sobre a vida.
    Patrícia.... Qual é a probabilidade para que vc abra a biblia e caia num trecho que vc ler e se sente melhor? isso ainda naum aconteceu comigo ó. difííícil


    abraços

    ResponderExcluir
  11. vou completar minha respostas...
    digamos que eu tenho uma filosofia formada... o certo é o que na minha opinião eu accho certo... o errado é que na minha opinião eu acho errado. até alguem me convencer que estou errado ... tah ligado? e vc Patricia (Um ser Racional)
    você sabe o que é certo ou o que é errado? e pq vc acha que o errado é errado e o certo é certo?

    ResponderExcluir
  12. jeanzinho... a filosofia, o estudo do pensamento é muito, mas muito mais antiga do que o cristianismo. É um pensamento grego como vc sabe, eles são os pais da filosofia. muitos dos pensamentos que surgiram no âmbito dela, surgiram pra explicar fatos do cotidiano das pessoas, e o que não era possível de ser explicado era colocado na costa dos deuses. aquilo que nao tinha explicação logica pra eles como leite azedar, como o nascer e o por do sol, tudo isso era culpa de deuses. mas o pensar humano, conhecimento, isso ja era discutido e isso sim foi o precursor de nossa ciencia atual. até pq o catolicismo brecou em muitos e muitos anos a ciencia, o pensar, o filofosar. temos aí a idade as trevas. pra agostinho pensar filosoficamente era um insulto pra deus man. usar o cérebro pra questionar era errado, logo se hoje nós temos a ciencia como nossa aliada, não foi a teologia a responsável. não mesmo. a teologia é apenas um campo da filosofia e ela, ao permitir a indagação de tudo sobre, sim foi a maior responsavel por tudo que temos. para a teologia deísta isso é errado. deus não gosta de ser questionado, vide o velho testamento quando ele por vezes dizimou seu proprio povo só pq foram um pouquinho contra o que ele dizia. o mundo estaria bem melhor se não tentassemos entender o que deus diz.

    a pergunta sobre o certo e errado é que hoje uma das maiores justificativas para a existencia de um ser super poderoso e sobrenatural é como controle da raça humana. se não temessemos deus faríamos coisas erradas, seríamos amorais, não teríamos senso de certo e errado. minha dúvida é: você concorda com isso?

    ta ficando bom mano.. parabéns, gostei do teu pensamento lógico.

    ResponderExcluir
  13. Nao concordo man...
    Eu não acho errado tipo... discutir a palavra de Deus, Não acho errado o sexo antes do casamento,Não acho errado eu tomar uma vodk, nao acho errado eu me divertir com certos praazeres da vida... são tantas coisas que eu nao acho pq eu tenho os meus conceito a respeito.

    ResponderExcluir
  14. So respondendo.. Ao contrario de vc eu admito sim que eu nao sou absolutmente ninguem pra falar o quee certo e o que é errado.
    Nao estou ordenando a todos que façam tal coisa, que E O CERTO.
    nao... so estou dando minha humilde sugeestaao, que as pessoas nao deveriam confiar plenamente em nada. Independente do que seja.
    Esse blog eh para discursoes abertas, para tranmitirmos nossas opinioes. E é td o que eu estou fazendo. Se vc nao consegue entender nem isso, paciencia.

    ResponderExcluir
  15. Mas cada um tem seu proprio conceito de certo e errado, entao isso nao tem como se discutir. Afinal cada um é cada um nao é msm?

    ResponderExcluir
  16. Desculpa Patricia... mas acho que NÃO mostrar a minha opniao sobre o que é certo ou é errado é ERRADO... EU ME ACHO CAPAZ DE DISZER O QUE EU ACHO CERTO OU ERRADO... MESMO QUE VC ESTEJA NA OPOSIÇAO... hehehe
    Vc deveria se considerar alguem sim p dizer o que é certo ou errado....
    Se vc é uma pessoa não confia (ou nao acredita) plenamente em nada vc não tem o mérito de dar uma humilde sugestão....

    VC NÃO ACREDITA EM NADA? SE MATA ENTÃO OU VOLTE PRO SEU LUGAR DE ORIGEM...

    QUEM NAUM ACREDITA EM NADA É O QUE PRIMO? Ateu eu sei que não é!!

    abraços

    Desculpa se to ofendendo alguem!! nao é a minha intençao... huehueheu

    ResponderExcluir
  17. A humidade jah axou alguma resposta pra o q busca???
    "É bem mais 'confortavel acreditar em Deus, e em "sua palavra" rs, é mesmo bem mais cômodo.
    Mas só lembrando, a mente humana é mta poderosa, as vezes ate traiçoeira e beem amplaa.."

    E vc pode ter certeza que acredita em Deus não eh nada confortavel...

    fica aew a minha dica...

    Jhean muito legal seus argumento... e Luiz vlw, eh muito legal... gosto disso...

    ResponderExcluir
  18. Acreditar em Deus nao é 'confortavel, entao vc admite que é dificil sim acreditar em deus?

    E Jean, 'Deus' nao iria gostar de saber que vc ta mandando os outros se matarem. huahuahauahua

    ResponderExcluir
  19. muitas resposta feitas, muitos pensamentos filosóficos, muita coisa "racional". se ter fé é ser irracional, então sou irracional. uma vez LUIZ disse que fé é crer em algo que não existe, e ele tem fé nesse deus que ele criou pra satisfazer suas dúvidas, ele tem fé pois crer, e, já me utilizando da definição dele (praticamente usurpando), devo presumir que o deus dele não existe!! que besteira, todos falam um monte de besteira e eu respondo com uma maior ainda -bbrubrurburbu!! estamos perdendo tempo, estamos correndo atrás do vento, o importante não é tentar entender o que nunca será solucionado, a gente nunca vai concordar com nada, cada um tem suas próprias convicções e crenças, e eu creio em um deus amoroso e parecido comigo, em um deus tão amoroso que até para os que não o agradam ele age com amor!! e é por esse amor que ele sente por ti que eu vou continuar orando por você!! meu amigo não espere tempo demais pra entender, peça que o espírito santo te auxilie, e tudo ficará claro pra você, essas coisas são fáceis de entender e impossíveis de se explicar!!!

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. o certo é vc respeitar a crença e a decição dos outros, errado é vc agir contrário a isso... qm somos nós p dizer o que é certo e errado p os outros. Eu acredito em Deus, eu confio em Deus, eu sigo a DEus pelos meus motivos, pela minha história de vida. É difícil sim seguir a DEus, pq seria diferente? A questão é vc optar por trilhar esse caminho ou não. chega um momento em nossas vidas que dvemos buscar nossas próprias respostas, se vc não encontr em um lugar vai p outro, e assim vc caminha até encontrar... tudo gera dúvidas, tudo nos leva a questionamento...e isso não nos impede de levantar todo o dia.

    Existem tantas questões ditas 'racionais' que nunca foram e nunca serão respondidas!

    ResponderExcluir
  22. quando eu frenquentava a igreja, costumavámos estudar doutrina. eu fui doutrinado dentro dos preceitos bíblicos. acho que o Renato não. Onde na bíblia, usando ela pois ele é o livro de fé e ordem de voces, está escrito que deus é igual aos seres humanos? ou será que ele, o renato, é superior a nós e deus se parece com ele. pois até onde eu estudei, e onde me ensinaram, a questão imagem e semelhança não torna deus parecido comigo. pois se ele fosse igual a mim ele seria imperfeito. e é aí que está um grande do seu paradoxo, se ele tivesse nos feito a imagem e semelhança dele não seríamos imperfeitos. então a biblia contem um erro? eles dirão que não, pq o homem, ops, o homem não, adão, um único homem, incentivado por uma mulher, e por isso a mulher foi amaldiçoada eternamente, ao comer da arvore do conhecimento do bem e do mal, nos tornou pecadores. entao o pecado foi algo escolhido por um unico homem e todo mundo teve q pagar pela burrice de adao e de eva. depois disso deus desceu na terra, como homem e aí o deus ja num era só deus, ele ja era tres, e o que desceu era o filho do outro lá, e se matou, literalmente, falando pra expiar os pecados de toda a humanidade. bom, é essa pessoa que aproximou deus do homem por meio do seu sangue. entao por meio desse sangue deus consertou tudo. mas ele nao precisava consertar nada ja que ele era perfeito. ops, ou será que ele nos criou imperfeitos mesmo? ei, e tem mais, adao foi avisado que nao era para ele comer da fruta, entao a imperfeição dele era maior ainda, mas ele num tinha sido criado à imagem e semelhança? sem pecado? ele nao tinha pq errar. ele era perfeitooo...

    pra que esse monte de coisa? pra mostrar que com um simples pensamento, dentro da propria teologia deles, é possivel mostrar furos gigantes nessas histórias...

    e renato, ja te disse q eu nao pretendo, diferente de você, tentar convencer nem julgar ninguem. o que eu quero é prover um espaço de discussão aberta, onde seja mostrado que não é errado discutir deus. discutir ideias. afinal discutir religiao é algo tao banal quanto falar sobre futebol ou clima. pq esse medo? pq esse nao me toque com a religião? é um assunto como qualquer outro.

    ResponderExcluir
  23. antigamente na igreja nao se dizia que deus nao era tao diferente de mim. isso seria uma heresia...

    ResponderExcluir
  24. Kraca... o Lucas arrebentou!!! A Nirvana tmbm... o Renato tmbm... o Luis tmbm... o kra do petroleo tmbm...rsrs

    Em busca de um cristianismo maduro!!! Legal

    ResponderExcluir
  25. É por esas é por outras que ja desisti da igreja. Vcs sao loucos, perdem tanto tempo falando de Deus e suas doutrinas, qu acabam esquecendo das pessoas. dos 'irmaos, vcs ja ao menos pararam pra pensar se talvez no seja Isso o que realmente importa ?
    Defendem uma doutrina louca e cheia de furos, como o luiz disse, e pra isso ate passam por cima de se seus irmaos, onfedendo-os..
    Será que o foco maior é msm Deus?
    Sera que talvez o grande sentido de tudo nao está aquii? Do nosso lado e nós nao percebemos?
    Como ja disse, ao que me parece esse é um blog de discursoes abertas. E por mais que meu nosso queido Jean tenha tentado me ofender, nao dou a menor bola para pessoas ignorantes. Eu tenho SIM o direito de dar minha humilde opiniao.
    Mas ao menos pensem nisso, será mesmo Deus o graande sentido de tudo ?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  26. ei geo.. o cara do petroleo é o jeanzinho... vocês estão de parabens... não tem pq ter medo de discutir sobre religião. não é um assunto complicado quando todo mundo ja assumiu posições e não se ofende com o que outro diz. e patricia, falar sobre Deus, discutir doutrinas não é loucura, é apenas uma forma de vc tentar melhorar seu relacionamento com deus. awe gnt.

    ResponderExcluir
  27. não acho isso uma perca de tempo, pelo contrário, é muito bom saber que existem pessoas dispostas a defender aquilo que acredita e respeitar a decisão dos outros, é isso que se faz aqui. Não defendo doutrina nenhuma, defendo a minha decisão. e vc tem razão Patrícia, devemos agir muito mais do que falar, mas aqui infelizmente vc vê só palavras, não os atos. Muita coisa tá errada na igreja, mas aí sim é comodo vc sair e só ficar falando, se qro algo diferente corro atrás. É isso que eu faço, é o meu modo de mostrar Deus e não religião ou doutirna, para as pessoas.

    ResponderExcluir
  28. "Alguns dizem que é uma ciência, outros não dão tanto crédito pra pobrezinha."
    Não é questão de dar ou não crédito, o que chamamos hoje de ciência tem os moldes aceitos que Augusto Comte nos propôs, e a teologia, comunicação e várias outras áreas de conhecimento não se encaixam, o que não quer dizer que tenham menos crédito.

    "Assim como a filosofia, estudar teologia, é COMO CORRER ATRÁS DO VENTO, você pode correr e correr, mas nunca o alçcarás de verdade."
    Discordo, pois sem o estudo da filosofia nem estaríamos aqui. Todas as ciências, ainda hoje precisam da filosofia, mesmo as exatas.
    A fé não é irracional, ela é o começo de uma possível razão.

    ResponderExcluir
  29. Sim... mas até hoje a filosofia é algo em constante transformação, faz parte dela ser mutante pra receber as grandes transformações que a própria mente humana cria. Então é no setindo de que, você poderá estudar a vida inteira a filosofia, mas não a alcançará por completo, nunca a dominará por si só. afinal, nenhuma ciência, nenhuma espécie de conhecimento humano, como por exemplo a propria teologia é fixa. está tudo em constante transformação não importa o quanto queiramos que seja fixo.

    e é como falei pro Jeanzinho, o motivo que nos trouxe aqui como sociedade é o estudo da filosofia, enquanto a teologia, representada por suas religiões matou grandes mentes por séculos.

    o vilão da história não é deus, não é a filosofia, e nem mesmo a teologia. são as pessoas com suas fés cegas e seu irrudútivel amor às religiões.

    ResponderExcluir
  30. É uma coisa que eu sempre digo. O homem necessita de respostas, e não existe religião boa ou ruim, do bem ou do mal, existem pessoas ruins e más.

    ResponderExcluir