terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Viver

É engraçado como a nossa vida é louca. Como o mundo dá voltas ao redor de si mesmo. É incrível acompanhar o passar do tempo e perceber como as coisas estão sempre em movimento, mas paralelamente estão sempre estáticas. Giramos, giramos, giramos e sempre paramos no mesmo lugar, vivendo as mesmas coisas, correndo atrás dos mesmo sonhos. É engraçado que o nosso maior objetivo ao viver é justamente fugir desse ciclo intermitente, é fazer coisas novas, ser diferente. Vivemos sedentos por novidades, querendo mais e mais e mais. Creio ser por isso que o ser humano chegou onde está hoje, à beira de um desastre catastrófico.

Mas amigos, não pensem que eu os estou estimulando a se tornarem inertes, parados, omissos. Afinal é da natureza humana isso, e eu também sou humano e eu também corro atrás de ser notado. de fazer a diferença. Só digo que devemos nos policiar para direcionarmos nossos esforços para o que realmente importa. Perder nosso tempo em buscas infrutíras é correr atrás do vento.

Por exemplo porque correr atrás de uma religião? Correr atrás de um pastor? De uma igreja? De um Pai de Santo? De um Padre? De um Monge? Se vocÊ busca encontrar Deus procure por si só, não o use como motivo para se aproximar de gente, para angariar amigos. Certas buscas devemos fazer sozinhos, e realização espiritual é uma dessas.

Tem muita gente hoje em dia que usa rótulo de cristão só pra ser legal, fazer parte da turma, agradar pai e mãe. Mas no fundo nem tem idéia do que realmente siginifica Deus. Você vai em um culto em uma igreja hoje, aquele monte de muleki gritando, usando brinco, assobiando. Meu Deus, em um Terreiro de Umbanda as pessas tem mais respeito.

Eu li uma frase que me deixou estarrecido outro dia. Dentro da igreja! Deus não é tão diferente de você. Puta merda gente, Deus é completamente diferente de mim.Se ele existir, o que ainda resta dúvidas, ele não tem nada a ver comigo nem contigo nem com ninguém. É um puta sacrilégio tentar, nem que seja um pouco, aproxima-lo da humanidade. Se for pra seguir algo assim, e acreditar que Deus não é tão diferente de mim, prefiro ser ateu. Não haveria motivos para se adorar um Deus tão diferente de mim.

O mundo dá voltas, o mundo gira, e se Deus é o responsável por isso, ele definitivamente não é nem um pouco, mas nunca mesmo, parecido comigo.

P.S. não sou ateu. Digamos que um deísta cambando pro ateísmo. hihuhuhuh

17 comentários:

  1. Luiz Paulo, entendi teu raciocinio kra, e o que vou falar é com relacao a frase "Deus não é tão diferente de voce", ate por que fui eu que criei, e não vou te justificar só por que fui eu quem criou a frase, mas que posso te dá a linha de raciocínio pensada no momento em que estavamos como PG:
    Uma grande dificuldade nossa era fazer os jovens entenderem ou ver Deus como algo mais simples do que normalmente pensam, "o nao tao diferente de vc" significa que Deus ama, chora, tem esperanca, tem decepcoes, assim como nos, o que ao comparar sentimentos, se tornaria mais fácil de entendermos como Deus se sente quando dizemos um não pra ele, por exemplo. Ou seja, quem sabe nao nos sentimos um pouco parecido com Ele em certas situacoes, ja que somos sua imagem e semelhanca.
    O Deus que se apresenta p mim kra, e que me salvou e todos os dias me da uma razao p viver, e totalmente diferente do que eu aprenderia dentro de quatro paredes de uma igreja, sem menosprezar a importancia da mesma. Deus se mostrou pra mim enquanto minhas feridas sangravam, entao ali percebi que a crucidicao de Jesus doeu muito, entao naquele momento nos tornamos parecidos, naquele momentos "nao eramos tao diferentes", independente da comparacao de dor, nos estavamos no mesmo barco, cada um com um proposito. Espero ter esclarecido pelo menos um pouco.. rsrs
    Valeu mano, criticas sao sempre legais pra conversar.
    Valeu

    ResponderExcluir
  2. uma frase um tanto infeliz mas ta valendo pelo teu ponto de vista. mas assim, teologicamente falando, mesmo no alto do sacrifício cristão de jesus na cruz não creio que ele se sentiria a vontade se comparado à nós. ele era perfeito, sublime, a imagem de deus, nao um humano normal, ele nunca fora um humando normal mesmo transvestido de humanidade.ele não compartilhava de nossas fraquezas por isso ele não pode ser tido como humano. ele era deus e acabou.

    ele é sim completamente diferente de nos, o cristo é diferente. sabe geovane, esse foi um dos maiores motivos pra me afastar sabe. esse negocio de P.G. nao dá certo, aproxima as pessoas mas as afasta da verdade. nós, eu e você, porque estudamos doutrina praticamente juntos, sabemos o quanto deus é superior em tudo e por isso somos gratos a ele pela vida. agora se nós o aproximarmos da nossa humanidade e dissermos q ele não é tao diferente de nós, ele perde o sentido de criador e mantenedor de tudo entende? não podemos dobrar a verdade pra aproximarmos pessoas de um grupo, deus é o que é, independente do que as pessoas querem que ele seja.

    desculpa se fui muito duro :$

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o pensamento.... faz sentido. Levando em consideraçao a explicaçao de Geovane, nada melhor do que o próprio autor da frase para explicá-la. Deixando essa parte de lado, muitas coisas escritas ae que o Luiz são verdades (#fato). Abraços ae galera.
    Minha Opinião? Deus é Hiper, ultra e Mega diferente de nós. Sem coments.

    Jean

    ResponderExcluir
  4. legal...cheguei num ponto com Deus que vi que minha permanencia e buscá-lo só dependia de mim e somente de mim. Encontrar minhas respostas, os meus porques, coisas que só eu posso saber...coisas que muitas vzs não dependem de um grupo ou de uma igreja... mas estes são necessários, cada um faz diferente naquilo que lhe encomoda.

    ResponderExcluir
  5. verdade nirvana, cada um faz diferente naquilo que lhe encomoda. mas o complicado é quando um monte de gente diz q faz a coisa certa em nome de alguem q nao se defende. ta certo, a gnt se torna super intimo de deus.. isso é normal. vc fala e ele te responde, vc vê as ações dele no cotidiano. pow deus está em tudo, mas eu, e nem você nao... por isso nao podemos ser tão parecidos com deus entende?

    e o ser humano tem o costume de de justificar seus mals atos em nome de deus:o genocidio palestino da biblia (se, somente se, realmente aconteceu) as cruzadas, a inquisão, o taleban. todos motivados por pessoas que acreditavam estar ouvindo a vontade de deus. aí eu me pergunto, será a religião algo assim tão legal pra humanidade?

    ResponderExcluir
  6. Mais uma vez entendi teu raciocinio Luiz, e nao acho que ta errado.
    Eu nao menosprezo a grandeza de Deus, de jeito nenhum, mas sempre tento expressar o Deus que conheco atraves do "SIMPLES", entendo que a maneira mais facil de se aproximar dele, e atraves dos sentimentos. Sinceramente, penso que se a sua onipotencia fosse algo tao ou o mais importante para Deus, e que trouxesse tantos resultados positivos, o que nao e verdade, tratando de fidelidade do seu povo, (ler o Velho Testamento), a história de Jesus seria tao diferente. Claramente, quando Jesus fazia seus milagres, sua intencao nao era só, ou nem queria mostrar o quanto ele era poderoso, mas ate onde ele podia entrar no coracao das pessoas. Naquele tempo, muitas pessoas viram os milagres de Jesus, mas o que fez Pedro chorar, nao foi o medo de ser castigado, mas sim a dor de ter traido um amigo, Pedro nao chorou por que traiu Deus, o Todo poderoso, Pedro chorou por que ele traiu o coracao que o perdoaria mesmo depois daquele momento. Nao era algo comum. Um Deus Todo Poderoso lá no ceu, sim, só isso, nao.
    Buscar a simplicidade de Deus, de repente pode ser um caminho mais facil para conversar com Ele e entende-lo, ja que Ele mesmo disse, "imagem e semelhanca". Ele nao falaria isso por acaso.
    Valeu

    ResponderExcluir
  7. imagem e semlhança. eu não me sinto a imagem e semelhança do ser criador de u universo gigantesco como o planeta terra. como muita coisa inserida na biblia isso pode ser apenas mais um forma de antropomorfizar a existencia divina. se for assim, imagem e semelhança, qual a aparencia fisica de deus? homem ou mulher? preto ou branco? não é possivel definir. ele é sim completamente diferente de nós. temos q nos contentar com isso, por mais próximo q vc acha que seja dele, vc nunca, nunca, nunca será mais que um grão de poeira aos seus pés. isso está na tua tao preciosa biblia tambem.

    ResponderExcluir
  8. Acho q tu ainda nao entendeu meu raciocinio mano. Nao digo parecer com Deus em grandeza, e sim em sentimentos, e aquilo que eles nos causam. Se eu oro a Deus, e por que tenho a esperanca que ele entende o que estou sentido, e Ele espera que eu o entenda por exemplo, o porque dEle querer fidelidade. Se eu quero que ele me entenda, e Ele quer que eu faca o mesmo para com Ele, entao somos parecidos, queremos algo um do outro, nao pelo que podemos fazer ou termos feito, mas simplesmente por que nos, Ele como criador e eu criatura, nao somos so fazer, mas muito sentir. Espero ter esclarecido mais minha ideia.
    Valeu kra...

    ResponderExcluir
  9. Bem man... boa posição... mas batendo no mesmo lugar, pensa bem, sentimentos humanos não cabem a um ser divino da grandeza de Deus man. Não é possível tentarmos aproxima-lo de nós, mesmo por sentimentos, somos cheios de pensamentos impuros, coisas intocáveis por ele, não temos o direito de o acharmos proximos a nós., é mt presunção da nossa parte mano. Deus é Deus e acabou. Os sentimentos dele, se ele tiver, pq ele logicamente nao é humano, e sentimento é algo inerentemente humano, são completamente incompreensíveis para nós, e por isso impossíveis de serem imitados ou aproximados de nós. Racionalizando, se somos iguais a Deus mesmo em sentimentos, pq não poderemos ser em qualquer outra forma? Entendeu? Nossoa sentimentos não são e nunca serão iguais aos de DEUS. Ei man.. to cum saudade de ti.. nunk mas te vi...

    ResponderExcluir
  10. Trankilo, poderia te lembrar ou te mostrar alguns versiculos que falam da TRISTEZA de Deus, ALEGRIA do Senhor e tals, mas tenho percebido que tu tens deixado ou deixou de acreditar na credibilidade da Biblia, por que isso kra???

    ResponderExcluir
  11. porque eu a li... eu a estudei... a vazios históricos nela que são completamente inaceitáveis. as genealogias por exemplo... simplesmente não batem e muitas muitas outras coisas. um dia escrevo sobre isso. e gigo, os "sentimentos" de deus, se é q podemos falar sentimentos, não podem ser comparados a sentimentos humanos. é isso que estou tentando falar. abraços

    ResponderExcluir
  12. Entendi a parada dos sentimentos, e sei que e dificil mesmo imaginar isso. A questao p mim é,
    se assim eu nao entendesse, toda a base da minha vida cristã se perderia, ou nao teria valor. Um Deus simples e cheio de sentimentos, foi assim que Deus apareceu p mim, foi assim que me fez enxerga-la melhor, e isso nao ira ser alterado, por que simplesmente e a melhor coisa que eu carrego na minha mochila rsrsr, e nao e nada irracional, pelo contrario.
    Com relacao a Bíblia e seus furos, ainda vou estuda-los, mas ainda sim, ela traz consigo uma verdade inegavel, aquilo que esta escrito, pode transformar vidas. Vou colocar um link de um video abaixo, talvez tu ja tenha visto, mas a vida dese cara famoso mudou, assim como de quem ele amava, por causa da reflexao de um versiculo, apenas de um versiculo. Entendo teus questionamentos, mas nao acho que tu deveria deixar a Bíblia de lado, uma historia sempre tem duas faces.
    Link do vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=91foMkTl7Ds

    ResponderExcluir
  13. Ótimo texto Luiz, mas tem uma coisinha que eu notei e tenho notado realmente em muita gente, que é a forte influencia cristã, principalmente católica, pois fomos criados assim e os pressupostos das postagens aqui estão sempre partindo desse viés.
    Algumas citações:
    "Afinal é da natureza humana isso, e eu também sou humano e eu também corro atrás de ser notado"
    Vamos ponderar essa natureza humana, pois nisso eu discordo, a necessidade que você mostrou acima parte do circulo histórico do momento em que vivemos, a natureza humana é algo mais específico, que costumamos chamar de ontologia.
    “Por exemplo porque correr atrás de uma religião? Correr atrás de um pastor? De uma igreja? De um Pai de Santo? De um Padre? De um Monge?”
    Não digo bem “correr atrás”, mas isso sim é da natureza humana, a necessidade existencial de auto afirmar-se perante o mundo e conhecer-se, e quem aqui não começou assim? Vamos ser mais simples, antes do pastor, do monge ou do padre, vamos atrás de nossos país, avós e amigos com as mesmas dúvidas existenciais.
    Agora, diferenciemo-nos dos demais, porque temos uma formação mais expressiva, e a maioria pelo que vi aqui tem nível superior, então nosso nível de reflexão é mais crítico do que dos demais, cada religião da sua forma busca interpretações sobre a divindade e/ou o próprio homem, na verdade nem tudo gira em torno de Deus, mas do homem, e é por isso que existe(m) religião (ões) sem deus, como no caso do Budismo.
    “Mesmo no alto do sacrifício cristão de jesus na cruz não creio que ele se sentiria a vontade se comparado à nós. ele era perfeito, sublime, a imagem de deus, nao um humano normal, ele nunca fora um humando normal mesmo transvestido de humanidade.ele não compartilhava de nossas fraquezas por isso ele não pode ser tido como humano. ele era deus e acabou.”
    Bem como citei antes, seu pensamento parte da ideia católica. Vamos tentar de outra forma. A interpretação do Evangelho Segundo Espiritismo, de Alan Kardec, diz que Jesus Cristo foi realmente um homem como todos “podemos ser”. A diferença? Ele tinha a espiritualidade dele trabalhada, como muitos podem ter, Alan Kardec teve a sua, Chico Xavier no Brasil, é um caso à pensar.
    Eu pus isso só pra referendar melhor, porque minha crença no Cristo é um pouco fraca, mas eu vejo no Deus a essência de todas as coisas vivas ou não, tudo realmente. O Universo é incrível e cheio de coincidências demais para existir sem a existência de Deus, meu pensamento é assim, mas sempre digo que o ponto chave da coisa é o próprio ser humano, pois a fé faz muita coisa, e barra inclusive a ciência em certos casos, e nesse sentido eu termino com a frase o Einstein: “A ciência sem a religião é manca; a religião sem a ciência é cega”

    ResponderExcluir
  14. Só mais uma coisa, notei que falaram da Bíblia. A Bíblia não é um livro simples, ela é metafórica e analógica, nem tudo que é falado nela é literal, e isso cria muitas confusões, e outra: A Bíblia é um imenso telefone sem fio(a brincadeira).
    Porque? Bem, originalmente ela fora escrita em Aramaico, porém a maioria dela foi encontrada em Copitco, um idioma egípcio do período helenistico, e daí então traduzida para o Latim na idade média, do latim houve uma séria de traduções pra outros idiomas, inclusive como experimento, pois nessa época as gramáticas estavam sendo criadas.....imaginem isso tudo até chegar ao nosso idioma.
    Só pra fundamentar melhor. Não existe Jardim do Éden, isso é um erro grotesco de tradução, pois em Sumério Edin significa Jardim, logo Éden não é nome, é tradução mal feita de Edin que significa Jardim.

    ResponderExcluir
  15. como sempre muito bem Heldinho... como vc disse essa natureza humana de auto-afirmação está sempre muito presente. é outro dos nossos muitos padrões evolutivos. fomos pre-determinados pelo nossos genes a imitar, a buscar os mais velhos, a tentarmmos fazer parte do grupo e principalmente sermos aceitos. isso melhora as chances de sucesso evolutivo. Antigamente quando o círculo de pessoas que conhecíamos se encerrava em nossas famílias, isso não era um problema dos mais sérios, afinal eram nossas famílias, todos compartilhavam genes. mas quando nos mudamos para centros sociais cada vez maiores, grandes tribos, grandes cidades, nosso círculo social também aumentou, precísavamos ser mais aceitos, e, principalmente, aceitos por mais gente. então, organizações humanas como igrejas, tem também seu nascimento dentro dessas necessidades humanas de aceitação social, pois, reúne pessoas que tendem a pensar igual, a seguir os mesmos preceitos e dogmas, e viver em comunidade fraterna. a criação das igrejas, nada mais é que uma reposta humana aos nossos reflexos primitivos de inclusão do grupo, e não importa se para entrar nesse grupo você será perseguido, tourado ou até morto, a satisfação de "fazer parte" supera todos os pontos negativos. por isso acredito que não haja nada divino, ou sobrenatural nessa instituição, apenas necessidade humana de ter amigos.

    você está certo helder, a maioria das nossas questões está norteando a teologia cristã. e como o catolicismo é a base teológica para o protestantismo então vemos aí diversas congruências. mas o assunto de outras religiões serão devidamente abordados. muito bem colocado sobre o espiritismo e a visão cardecista. mas vai tentar dizer que cristo era "quase como" allan kardec ou xico xavier...
    prefiro deixar nas entrelinhas.

    muito bem colocado, e aqui abrimos espaço para colocarmos a visão einsteniana de deus. um deus que é tudo e está em tudo. o motor das energias que mantém o universo estável. numa linguagem mais acessível até mesmo pra mim: as leis da física, quimica, matemática são extensões do poder divino, e é nesse poder divino que vemos as obras do criador.

    vlw helder, agora sei pq estava com preguiça pra postar aqui :D

    ResponderExcluir
  16. sua analogia ao telefone sem fio é perfeito. engraçado que muita gente hoje, escolhe o que interpretar literalmente e o que interpretar metaforicamente na biblia. bem, se ela é a palavra de deus, vc deve interpreta-la de um jeito só, do início ao fim. ou ela é toda literal ou ela é toda uma grande alegoria.

    nao entendo como ainda conseguem afirmar que o mito de criação divina pode ser real. isso é muito estranho. mas tá valendo, a fé é fé neh?

    ResponderExcluir
  17. Deus se torna muito diferente de nós, quando nos sujeitamos a viver de maneira a não deixa-Lo transparecer em nossas atitudes, escritos, pensamentos... Deus é tão diferente de mim, quando me sujeito ao meu pensamento egoísta, a minha interpretações errôneas do que seria Deus ou do que é a vida. Deus é tão diferente de mim, quando meus olhos querem ver as coisas que não O engrandecem, minhas mãos são usadas para coisas que não são Deles, meus pés andam por lugares que não o Glorificam. Deus é diferente de mim, quando uso as informações que absorvi com estudos para tentar ser superior aos outros, para tentar me sobressair com a "verdade".
    Mas Deus é tão diferente de mim, quando não busco em mim a Sua essência, quando não busco em mim o Seu propósito.
    Deus é Deus e isso é fato, e eu sou eu. Posso escolher viver longe de Sua realidade, sendo assim diferente, ou viver conforme a Sua vontade, sendo assim parecido, não igual, parecido, semelhante.

    ResponderExcluir