sábado, 22 de janeiro de 2011

Um pouco de cultura - Religiões

Continuando com os posts. Estive um pouco parado esses dias devido problemas com o SISU,  quem fez sabe como é né. Hoje sentei frente o meu querido notebook e decidi dar continuaidade a nossos estudos no intricado mundo do estudo Teológico. heheheh... Falei bunito rapá.

Hoje daremos uma abrangência geral ao estudos das religiões. Abordaremos quais os principais grupos, mas não nos aprofudaremos especificamente em cada religião, o que será feito em posts subsequentes e específicos sobre cada religião. 

Figura 1: Símbolos que representam diferentes religiões:
Linha 1: Cristianismo, Judaísmo, Hinduísmo
Linha 2: Islamismo, Budismo, Xintoísmo
Linha 3: Sikhismo, Bahai, Jainismo
De um modo geral, o que é Religião? Alguns a definiriam como o "conjunto de crenças sobre as causas, natureza e finalidade da vida e do universo, especialmente quando considerada como a criação de um agente sobrenatural¹". Sua origem é proveniente do latim: "religio" usado na Vulgata, que significa "prestar culto a uma divindade", “ligar novamente", ou simplesmente "religar". Esse religar, é um dos objetivos da religião, reaproximar o homem de Deus, o ser humano da divindade.

Todos os grupos humanos desenvolvem sistemas religiosos para si. Desde os tempos humanos mais primitivos, até os dias atuais, as religiões fazem parte da cultura humana, o que denota uma diversidade (Fig.1) mundial. 

Vamos dividir as religiões em grupos gerais para facilitar o estudo. Elas podem ser, do modo mais abrangente possível, Monoteítas ou Politeístas. Sendo que as religiões Monoteístas afloraram melhor no ocidente, e as Politeístas ainda tem bastante espaço no oriente.

Mas mesmo dentro desses dois grandes grupos as diferenças ainda são  marcantes. Nem todas as religiões Monoteístas concordam entre si e nem todas as Politeístas também. As discussões desses grupos tem se prorrogados por séculos sem se chegar a um consenso de quem estaria mais certo. Mas, para facilitar ainda mais nosso estudo, vamos nos ate às grandes religiões desses dois grupos, naquelas com maior número de seguidores e influência no mundo.

Nas religiões monoteístas, as que podemos dizer que mais se sobressaem são:
  • Cristianismo.
  • Judaísmo
  • Islamismo
Mas mesmo dentro desses grupos, ainda temos divergências, formas como as pessoas adotam e encaram os seu dogmas, de um modo geral o monoteísmo apregoa a existência de apenas uma divindade, onipotente, oniciente, e onipresente, esse é um ponto em comum entre todas que estão sobre essa égide. Um estudo mais apurado sobre cada essas religiões será feito posteriormente aqui.

Quanto às religiões politeístas, muitas já não existem. Foram suprimidas e por vezes massacradas pelas monoteístas. Os grupos humanos menores tendiam a adotar essa visão de mundo. Os povos indígenas das Américas, os gregos, romanos, egípicios, nórdicos, são alguns exemplos de grupos que tiveram sua religião suprimida e por vezes erradicada. Hoje temos duas representantes expressivas dessa visão teológica:
  • Hinduísmo
  • Candomblé e outras religiões afro descentendes.
Mas, alguns pequenos grupos ainda mantém suas tradições religiosas ativas, através de sincretismos religiosos muito adotados inclusive no Brasil, mesmo que essa "união" descaracterize o cerne de suas crenças, esse artifício foi muito engenhoso para a preservação de religiões inteiras. Esses grupos também serão abordados aqui posterioremente.

Enfim, esse post não tem nenhuma pretesão de estar absoluto correto, ou de estar completo. É apenas uma forma de podermos discutir sobre a real importância e qual os impactos, positivos e negativos, dessas religiões em nossa sociedade.

Estamos esperando comentários.

¹http://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%A3o

2 comentários:

  1. A discussão aqui é deveras interessante, e busca uns ótimos desdobramento. De fato o ser humano precisou e precisa ainda hoje das religiões que com o passar do tempo foram se modificando e tomando novos rumos, como é o caso da grande queda das religiões politeístas em detrimento das monoteístas.
    Acho bom falar também sobre o "Animismo", que é considerada como a primeira religião existente, e como estou com preguiça não vou falar dela, mas o google, e principalmente o livro: As formas elementares da vida religiosa, de Emilie Durkheim podem explicar melhor, e a partir da noção da primeira religião podemos ter uma ideia mais concreta de como [e o fenômeno hoje e como foi ficar assim.
    Luiz, queria dizer também que nos últimos 10 anos a religião que mais cresceu no Brasil, foi o espiritismo Kadercista e é bom falar um pouco ( falo muito de espiritismo porque estou estudando essas correntes ultimamente).
    E, por incrível que pareça as religiões neo pagãs também crescem bastante, a Wicca foi a precursora no Brasil, mas virou moda, grupos como a Eubiose, na vertente celta crescem bastante na região Sudeste.

    ResponderExcluir
  2. Isso é um assunto complexo e novo pra mim... fico só com a Leitura.

    É bom ler e conhecer .... exercita a mente.

    grande abraço

    ResponderExcluir